22
jun
10

Fudge RPG: o básico do sistema

Há alguns dias eu falei sobre como eu descobri o Fudge. Agora vou falar um pouco sobre o sistema e as regras básicas dele.

Definições básicas

O Fudge não é um sistema fechado. Ele é um conjunto de regras que pode ser adotada em todo ou em parte pelo GM (Game Master, o mestre do jogo), de acordo com o seu jogo, cenário e jogadores. É um sistema mais trabalhoso para o GM, pois ele precisa escolher que regras serão usadas e ter cuidado para manter o equilíbrio entre elas. Ao mesmo tempo, ele tem a liberdade de usar itens das regras em alguns personagens e ignorar a existência desses itens em outros personagens, dando agilidade ao jogo.

Medidas das características

Todo sistema mede os níveis das características dos personagens. Alguns sistemas medem em pontos, outros medem com números simples e outros medem com porcentagem. O Fudge mede com palavras, que podem ser traduzidas em números. São 7 os níveis básicos de medida:

  • Soberbo;
  • Ótimo;
  • Bom;
  • Mediano;
  • Medíocre;
  • Ruim;
  • Péssimo;

Para traduzir estes níveis em números, usa-se a medida de -3 para Péssimo e +3 para Soberbo, com os outros níveis sendo os outros números entre -3 e +3.

Características dos personagens

Os personagens tem os seguintes conjuntos de características:

  • Atributo: qualquer característica que qualquer um no mundo de jogo tem, em um nível ou outro. Em uma escala de Péssimo – Mediano  – Soberbo, o humano típico possuirá atributos em Mediano.
  • Perícia: uma característica que não é um atributo, mas que pode ser melhorada por meio de prática. O padrão para uma perícia não listada é normalmente Ruim, embora ele possa variar um pouco para cima ou para baixo.
  • Benção: qualquer característica que não é um atributo ou perícia, mas que é alguma coisa positiva para o personagem. Alguns GM irão definir uma certa característica como uma Benção, enquanto outros a definirão como um Atributo. Em geral, se a característica não fecha facilmente na escala Péssimo – Mediano – Soberbo, ela provavelmente é uma Benção.
  • Falha: qualquer característica que limita as ações do personagem, ou garante a ele uma má reação do personagem com as outras pessoas.

Veja que o sistema não define quais são os atributos, nem uma lista de perícias e bênçãos. Ele fornece exemplos de atributos no capítulo específico, os quais o GM pode adotar ou não.

Veja no próximo capítulo como são feitas as rolagens de dados no Fudge, continue acompanhando a tag: Fudge.

Anúncios

1 Response to “Fudge RPG: o básico do sistema”


  1. 1 K. Wolf
    29/06/2010 às 21:10

    Como você pode ver, é bem descritivo. Assim como o Falkeinstein Castle.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: