17
maio
10

Archenemy: Seja o Rambo do Magic

Já pensou em jogar Magic sozinho contra vários outros jogadores? Há um tempo atrás, eu conseguia isso usando um combo de Cidadela da Dor↗ e Espírito Problemático↗. Todo mundo queria me ver fora do jogo, e conseguiam rápido. Depois das regras de M10, quando a queimadura de mana foi extinta, o combo perdeu a força e o deck não faz mais sentido.

Mas hoje a Wizards anunciou o lançamento de um novo formato para ajudar caras que querem enfrentar todos ao mesmo tempo. Estilo Rambo. Chama-se Archenemy e não será traduzido. O formato inclui um novo conjunto de regras para multiplayer e um novo conjunto de cards, diferentes dos cards normais: os cards de Scheme (Esquema). Elas são maiores que os cards comuns, não tem cores e lembram um pouco as antigas Vanguard.

O primeiro anúncio do Archenemy foi feito há algum tempo, hoje foram descritas as regras de como o jogo de Archenemy funciona. A ideia do jogo é que um jogador é o arquiinimigo tentando dominar o mundo e os outros vão enfrentá-lo para acabar com sua vilania. Para enfrentar vários jogadores ao mesmo tempo, o arquiinimigo tem um deck extra de no mínimo 20 cards, formado pelos cards de Scheme.

Ok, mas como eu jogo isso?

Primeiro, construir o deck. Mínimo de 60 cards comuns, mais o deck extra de Scheme, mínimo de 20 cards. Em um deck Scheme, cada card pode aparecer no máximo duas vezes. Os outros jogadores jogam com decks comuns de 60 cards. Como em qualquer jogo multiplayer, o primeiro mulligan é de graça: ao se trocar a mão inicial no começo do jogo, a primeira troca é de sete cards. Também como no formato Free-for-all, o jogador que começa o jogo não pula sua fase de compra do seu primeiro turno (isto é, quem começa compra). A diferença é que não precisa decidir quem começa: o arquiinimigo sempre começa.

Outra vantagem que o arquiinimigo tem são os pontos de vida: ele começa com 40 pontos, e cada oponente com 20. Os oponentes não tem um turno cada um, ao invés disso, eles compartilham um único turno, da mesma forma que hoje é jogada a variação Two-Headed Giant (Gigante de Duas Cabeças). Não há compartilhamento de recursos

Movimentando os esquemas

Card Scheme All in Good Time

Movimentar um esquema (set a scheme in motion) é a terminologia usada para descrever o uso dos cards de Scheme. Funciona assim: na primeira fase principal do arquiinimigo (logo após a compra) ele revela o card do topo do seu deck de Scheme. Este card tem uma habilidade desencadeada (trigger) que é ativada quando o card é revelado (set in motion), como o card All in Good Time ao lado (clique para ver maior). Uma vez que a habilidade é resolvida ou anulada, o card é colocado no fundo do deck.

Veja que esse card contém apenas título, tipo, símbolo de expansão/raridade e caixa de texto. As bordas lembram o design antigo, quadrado, e a arte ocupa todo o card. Não há indicação de cor, embora neste caso, a ilustração seja predominantemente azul e a habilidade também seja tipicamente azul.

Scheme card My Undead HorderHá também um segundo tipo de cards Scheme, que são os Ongoing Scheme. Eles permanecem revelados até algo os tirar de lá (como não são permanentes nem cards normais de Magic, apenas uma condição que ele mesmo gere pode tirá-lo de jogo). Nos cards, isto está escrito como abandon. Veja um exemplo no (bastante interessante, por sinal) card My Undead Horde Awakens.

O texto do artigo não deixa claro o que acontece no início da sua fase principal quando um Ongoing Scheme está revelado, mas parece que você pula a ação de revelar um novo Scheme. Também mostra outras possibilidades para os cards, como pagamento de mana para ter acesso ao efeito da habilidade, e a opção para os oponentes escolherem “self or others” (eu mesmo ou os outros). Cards de Schema que dão esta opção, fazem com que o oponente alvo escolha se o efeito será aplicado a ele ou aos outros oponentes.

Mas e se esse negócio de “um contra todos” for covardia demais? É possível jogar todos contra todos com cards Scheme. Neste caso, cada jogador tem seu deck extra e a opção self or others faz você ajudar um oponente (já que você também receberá o efeito do card).

Archenemy terá eventos de lançamento de 18 a 20 de junho. Serão vendidos em 4 diferentes caixas, cada uma contendo um deck de 60 cards mais um deck Scheme de 20 cards. Serão 45 cards Scheme diferentes no total, e eles serão revelados em breve. No artigo do site da Wizards há imagens de outros cards.

Anúncios

2 Responses to “Archenemy: Seja o Rambo do Magic”


  1. 17/05/2010 às 12:43

    Cidadela da Dor, odeio você ¬¬

  2. 12/06/2010 às 20:21

    O Rambo do Magic? 0o
    kkkkkk… #rialto
    Um dia eu aprendo a jogar esse troço. Bjo grande.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: