02
maio
10

Fudge: Sistema Genérico de RPG

Sempre que vou começar um novo jogo de RPG como mestre, esbarro em uma dificuldade de escolher o sistema. É sempre difícil encontrar um sistema de regras independente de algum cenário de jogo. E o mais importante: que seja simples de jogar mas que tenha um mínimo de realismo.

Quando seleciono o sistema, elimino logo D&D e Storyteller/Storytelling. Primeiro porque não conheço o suficiente nem para jogar sem ficar embasbacado, segundo porque são sistemas fortemente ligados a cenários. Meus cenários geralmente são criações próprias, é muito desgastante ficar o tempo todo explicando aos jogadores que eles não estão jogando no Mundo das Trevas, mas no meu mundo.

Logo a seleção cai sobre os sistemas Daemon, Gurps ou 3D&T. São sistemas mais independentes de cenários (Daemon nem tanto). Mas logo elimino o Gurps porque nunca joguei, logo não conheço; o Daemon pela complexidade e o 3D&T pela simplicidade. O sistema ideal de RPG para mim é um meio-termo entre o Daemon e o 3D&T.

Eu até cheguei a criar o meu próprio sistema. Ele media algumas coisas em porcentagem, mas usava uma medida comum para vários campos da ficha (Atributos, Perícias, Vantagens e Desvantagens, etc), mas era difícil manter o equilíbrio entre os jogadores.

Depois de várias tentativas e pesquisas, encontrei o Fudge RPG (veja aqui as regras do Fudge em português). É um sistema personalizável, o mestre vai adicionando apenas as regras que o interessam. Com ele consegui criar um sistema simples e funcional, adaptado para um cenário de terror contemporâneo (baseado no seriado Supernatural). Sim, fiz o meu sistema focado no cenário em que eu queria jogar, porque a proposta do Fudge é exatamente esta. Sem mencionar que ele é gratuito e permite que sejam publicadas cópias ou variações do sistema (para cobrar por uma publicação, é necessário obter uma permissão do autor original, mais detalhes na nota de licenciamento).

Por enquanto, fico por aqui, mas acompanhem a tag Fudge para ver como eu desenvolvi o meu sistema e para saber um pouco como estão sendo os jogos.

3 Responses to “Fudge: Sistema Genérico de RPG”


  1. 1 Luix Winchester
    30/12/2012 às 23:49

    Cara,eu tava afim de uma proposta de supernatural,tem como você disponibilizar para mim?

    • 31/12/2012 às 18:51

      Cara, como você deve ter notado, eu não continuei a série de posts. Eu cheguei a fazer um mini-sistema e joguei poucos jogos. Mas isso já foi há quase dois anos, e o jogo acabou, e apaguei os arquivos. Infelizmente não posso te ajudar.


Deixe um comentário

